Você já ouviu falar em isenção PcD? Certamente é um direito concedido a toda pessoa com deficiência.
Mas você sabe como conseguir esse benefício? Neste artigo traremos as coisas mais importantes que você precisa saber sobre a isenção PcD.
Todo mundo sabe que o imposto sobre propriedade de veículo automotor, mais conhecido como IPVA, deve ser pago anualmente, nos primeiros meses de cada ano.
Esse imposto é destinado a proprietários de automóveis, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Contudo existem alguns casos em que os proprietários recebem o direito à isenção sobre esse imposto.
Nesse sentido, umas das opções de maior destaque, é o caso das pessoas com doenças ou deficiências que comprometam a mobilidade.
Existe uma lista com mais de cinquenta diferentes deficiências que dão direito à isenção, contudo neste artigo citaremos as dez mais comuns. Confira abaixo!
Entretanto para você ter direito ao benefício, além de ter uma deficiência enquadrada na lista, você também precisará apresentar a seguinte lista de documentos:
Para ter acesso à isenção PcD, o proprietário deve ser habilitado e ter sua CNH especial, com as informações sobre as restrições do condutor. Esse processo deve ser feito junto ao Detran de cada cidade.
Contudo, nesse caso, o proprietário PcD deverá apresentar um laudo emitido por um médico credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Este laudo deve ser assinado pelo responsável da instituição médica.
Será necessário o preenchimento dos formulários disponíveis nos sites da Secretaria de Fazenda. Cada formulário poderá ser diferente de acordo com cada estado brasileiro.
Para condutores PcD que já possuem a CNH especial, o processo pode levar até quarenta e cinco dias, desde a solicitação até a aquisição do benefício.
Porém para quem ainda não possui a CNH, será necessário realizar esse processo antes de solicitar o benefício.
De acordo com a lei, o proprietário que recebe o direito da isenção, poderá aproveitar o benefício em apenas um veículo.
Isso inclui tanto o imposto IPVA quanto a isenção de ICMS e IPI. Esse controle é feito pelo número do cadastro de pessoa física, que poderá adquirir quantos carros quiser. Mas só terá o benefício em um dos veículos.
Qualquer veículo com o valor abaixo de setenta mil reais pode receber a isenção de IPVA PcD. Para te ajudar nesta escolha, fizemos uma lista com os dez carros PcDs mais comprados nos últimos anos. São eles:
Enfim, agora que você já sabe o básico sobre o assunto, que tal escolher o modelo e adquirir seu carro PcD?
Você sabia que na Hand Drive você encontra todo tipo de produto para deixar seu carro adaptado para sua necessidade?
Entre em contato conosco e coheça os nossos produtos!